Brasil

🚨 Lula Convoca Reunião de Emergência Após Trump Anunciar Tarifa de 50% ao Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou uma reunião de emergência nesta quarta-feira (9) após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar a aplicação de uma tarifa de 50% sobre produtos importados do Brasil. A medida entra em vigor no dia 1º de agosto.

Estavam presentes na reunião os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Geraldo Alckmin (vice-presidente e Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) e Mauro Vieira (Relações Exteriores). O anúncio da tarifa foi feito por Trump por meio de uma carta publicada em sua rede social, a Truth Social.

No documento, o presidente americano justificou a medida alegando que os Estados Unidos mantêm uma relação comercial injusta com o Brasil e criticou a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo ele, “a maneira como o Brasil tem tratado o ex-presidente Bolsonaro é uma desgraça internacional”.

Trump tem adotado uma postura mais agressiva com parceiros comerciais. Além do Brasil, outros países como Argélia, Brunei, Iraque, Líbia, Moldávia, Sri Lanka e Filipinas também foram atingidos por tarifas, com alíquotas de até 30%. A imposta ao Brasil, de 50%, é a mais alta até o momento.

Fontes do governo brasileiro afirmam que a decisão de Trump tem caráter político e foge dos parâmetros diplomáticos, especialmente ao incluir a situação jurídica de Bolsonaro no comunicado oficial.

Mais cedo, Geraldo Alckmin classificou a medida como “injusta” e alertou que ela pode trazer prejuízos também à economia americana. “O Brasil não é problema para os Estados Unidos”, afirmou. O governo estuda uma resposta à altura da decisão.

Botão Voltar ao topo