RONDÔNIA: Delegada alerta sobre golpes com uso de nomes de facções para intimidar e lucrar sobre as vítimas

0 476

Nesta última quarta (24) e quinta-feira (25) mais duas pessoas denunciaram a polícia, terem sido vítimas de golpes em que estelionatários entraram em contato e se passaram por membros de facções criminosas como PCC e Comando Vermelho.

Com uma abordagem ameaçadora os estelionatários angariam dinheiro das vítimas que temem por suas vidas.

Os ‘modus operandis’, quase sempre são os mesmos, os golpistas entram em contato se passando por líderes de facções e enviam uma ou mais fotos da vítima, obtida do perfil ou de Redes Sociais, e de forma intimidadora o golpista afirmam que a foto está circulando em 18 grupos da facção como o “x9”, autor de denúncias a polícia, indicando seus pontos de venda de drogas.

Para completar a intimidação ele diz que membros da facção estariam próximo a sua residência para elimina-lo, e que só ele pode impedir.

Ocasião em que ele pede dinheiro para a vítima, alegando que mediante o pagamento ele abortaria a ação dos comparsas.

A história mesmo que soe absurda para quem está aqui lendo, acaba por atingir o estado emocional das vítimas, que geralmente cedem a chantagem como afirma a delegada de Policia Civil Dr.ª Caritiana Cuellar, que alerta a incidência cada vez maior dos casos, e repassa recomendações e serem tomadas.

Dr.ª Caritiana Cuellar, lembra que a calma e a prudência são a melhor defesa contra os golpes, uma vez que o nervosismo da vítima fomenta o sucesso da ação dos estelionatários.

Em relação ao golpe que envolve a intimidação com uso do nome de facções, Dr.ª Caritiana, tranquiliza as vítimas informando que este é mais um dos inúmeros golpes comumente utilizados por estelionatários, e que a vítima deve desconsiderar as ameaças, porém recomenda registrar uma ocorrência para que as autoridades policiais possam investigar e eventualmente punir os criminosos, pelos crimes de estelionato e extorsão.

FONTE: JARUONLINE
BANNERCAMAROTE