Polícia Federal deflagra Operação contra o tráfico interestadual de drogas

A droga foi apreendida quando os suspeitos tentaram despachá-la através de empresa de transporte aéreo

PORTO VELHO/RO – A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (21/10/2022) a denominada “OPERAÇÃO RAIO-X” visando o cumprimento de 29 mandados de busca e apreensão, além de 08 mandados de prisão preventiva, todos expedidos pela 1ª Vara Delitos de Tóxicos de Porto Velho/RO.

A investigação objetiva desarticular associação para o tráfico de drogas, responsável pela remessa de drogas da cidade de Porto Velho/RO para Florianópolis/SC, através de empresa de cargas de transporte aéreo. O trabalho de investigação teve início em meados de 2022 com a apreensão de 12 kg de “cocaína” distribuída no interior de duas caixas contendo, supostamente, aparelhos eletrônicos.

Na ocasião a PF prendeu em flagrante 03 traficantes. Após as prisões, os policiais iniciaram diligências e conseguiram identificar os demais criminosos. A operação contou com a participação de 48 Policiais Federais que cumpriram os mandados nas cidades de Porto Velho/RO e na grande Florianópolis/SC.

Os indiciados responderão, na medida de sua participação, pelos crimes de tráfico interestadual de drogas e associação (Art. 33, “caput”, c/c Art. 40, V, em concurso material com Art. 35, “caput”, todos da lei 11.343/2006).

O termo “Raio-X” é alusão ao sistema utilizado na fiscalização de cargas em aeroportos e também devido ao temor dos suspeitos com a ferramenta, conforme demonstrado em áudios obtidos na investigação.

A Polícia Federal destaca que qualquer pessoa pode colaborar, prestando informações que ajudem no combate aos crimes, sendo sempre mantido o sigilo da fonte.

Fonte: Por Polícia Federal/Divisão de Comunicação Social.