Em pronunciamento curto, Bolsonaro diz que vai respeitar a Constituição

O presidente Jair Bolsonaro (PL) fez nesta terça-feira (1º), dois dias após o resultado do segundo turno das eleições, o primeiro discurso após perder a eleição. O presidente fez um pronunciamento curto, em que agradeceu os 58 milhões de votos que recebeu.

Ele disse também que “manifestações pacíficas são bem-vindas” e criticou os bloqueios de rodovias que acontecem em 18 estados brasileiros.

“Os atuais movimentos populares são fruto de indignação e sentimento de injustiça de como se deu o processo eleitoral. As manifestações pacíficas sempre serão bem vindas, mas os nossos métodos não podem ser os da esquerda, que sempre prejudicaram a população, como invasão de propriedades, destruição de patrimônio e o cerceamento do direito de ir e vir”, afirmou.

 

Bolsonaro também discordou do rótulo de “antidemocrático” que lhe incumbem e disse que sempre jogou “dentro das quatro linhas da Constituição”.

“Sempre fui rotulado como antidemocrático e, ao contrário dos meus acusadores, sempre joguei dentro das quatro linhas da Constituição. Nunca falei em controlar ou censurar a mídia e as redes sociais. Enquanto presidente da República e cidadão, continuarei cumprindo todos os mandamentos da nossa Constituição”, continuou.

Logo após o pronunciamento do presidente, Ciro Nogueira, ministro da Casa Civil, afirmou que processo de transição de Governo, que será encabeçado pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), começará assim que a administração for provocada, provavelmente na quinta-feira (3).

O resultado das eleições foi confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 19h57 de domingo (30). Desde então, Bolsonaro não havia se manifestado.