Rondônia tem o maior número de clubes de tiro criados sob o governo Bolsonaro

O estado de Rondônia concentra o maior número de clubes de tiros criado durante a gestão do presidente Jair Bolsonaro entre os estados da Amazônia Legal. Apenas entre os anos de 2019 e 2021, Rondônia ganhou novos 33 clubes de tiros.

Com 1,8 milhões de habitantes, Rondônia possui atualmente 53 clubes de tiros e coincidentemente a maior taxa de assassinatos no campo em todo o país. De acordo com a Comissão Pastoral da Terra – CPT, dos 35 assassinatos registrados por conta do conflito agrário, onze aconteceram em Rondônia.

O aumento de clubes de tiros em Rondônia e a consequente elevação do número de Colecionadores, Atiradores e Caçadores – CACs no Estado, fez com que o Ministério Público Federal – MPF, desse início à uma investigação.

O MPF solicitou ao Exército Brasileiro um levantamento dos registros de armas e munições pertencentes aos CACs nos municípios de Rondônia, além de solicitar informações sobre ações do Exército para fiscalizar os registros concedidos e o arsenal comprado pelos CACs no Estado.