Catorze mulheres de RO estão presas em Brasília por atos

Todas estão no Presídio Feminino do Distrito Federal, conhecido como Colmeia, em Brasília

Uma lista está circulando na internet, tendo como autor o deputado federal Coronel Chrisóstomo, informando o número de mulheres presas no Presídio Feminino do Distrito Federal, conhecido como Colmeia, em Brasília e a origem delas.

O motivo das prisões se deve aos atos, ocorridos no último dia 08 de janeiro, quando invadiram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal, deixando um rastro de destruição.

O banner, mostra que 14 rondonienses estão entre as detentas. Ao todo, estão presas 480 mulheres, acusadas de participação. O Estado com o maior número de mulheres detidas é São Paulo(110); seguido por Mato Grosso(75); e Minas Gerais(66).

Já Acre, Rio Grande do Norte e Amazonas são os Estados com o menor números de mulheres presas, com uma de cada. Ao todo as detentas são originárias de 23 Estados brasileiros.

Todas as presas foram enviadas para o sistema penitenciário de Brasília, na última sexta-feira (13). Antes, passaram por análises médicas e também foram testados contra a covid-19 e, vacinadas contra a doença, caso quisessem. Foram feitos exames de controle de pressão arterial, diabetes, e busca de outras doenças, como tuberculose, sífilis e HIV positivo.