Em Rondônia, mulher vai comandar Polícia Federal pela primeira vez

VILHENA (RO) – Pela primeira vez, uma mulher vai assumir o comando da Polícia Federal (PF) em Rondônia. Larissa Magalhães Nascimento atuava no Acre e foi uma das nove delegadas escolhidas para chefiar superintendências regionais da PF nos Estados. 

A nomeação ocorreu na noite desta última quarta-feira, 18, em publicação extra do Diário Oficial da União (DOU). O ato foi assinado pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa. 

À AGÊNCIA AMAZÔNIA, a PF informou que ainda não há uma data específica para que Magalhães assuma o novo cargo, devido a “trâmites internos”, mas adiantou que a mudança deve se concretizar em breve. Ela ficará no lugar do delegado Rafael Fernandes Souza Dantas.

 

Antes de atuar no Acre, Magalhães chefiou a Delegacia de Repressão aos Crimes contra o Patrimônio (Delepat), da Polícia Federal (PF), em Teresina, capital do Piauí.

Já em Rondônia, a delegada vai comandar, além da Superintendência Regional, localizada na capital Porto Velho, as três delegacias descentralizadas, instaladas nas cidades de Guajará-Mirim, Ji-Paraná e Vilhena, ambas no interior do Estado.

Mulheres no comando

Metade da nova chefia da PF, nos Estados, é composta por mulheres. Além de Rondônia, delegadas assumem superintendências regionais de Alagoas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Sergipe.

Já as superintendências do Amazonas, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins serão comandadas por homens. 

 

Com informações da AGÊNCIA AMAZÔNIA – Imagem: Iuri Lima – GP1 – link original –

https://cultura.uol.com.br/cenarium/2023/01/19/209514_em-rondonia-mulher-vai-comandar-policia-federal-pela-primeira-vez-delegadas-assumem-em-nove-estados.html.