Mulher de 37 anos tenta suicídio

Vítima foi socorrida pelo marido e um filho. Ela usou um fio para tentar enforcamento. A mulher foi socorrida pelos Bombeiros ao HM.

O Resgate dos Bombeiros em Jaru, RO socorreu uma mulher de 37 anos, que tentou suicídio por enforcamento, com um fio usando num computador da residência, que fica na rua Euclides da Cunha, no Setor 07, em Jaru, RO.

Conforme as primeiras informações, era pouco depois das 20h, quando o Corpo de Bombeiros foi solicitado para socorrer a mulher. Para a Polícia Militar, o marido da vítima contou que estava na cozinha da casa, quando tudo ocorreu.

Ele disse que foi tomar um remédio no quarto do casal e, se deparou com a esposa dependurada por um fio de um computador enrolado ao pescoço. Ele a suspendeu segurando pela cintura e gritou pelo filho, que desenrolou o fio do pescoço da vítima.

A mulher foi levada para o hospital municipal Sandoval de Araújo Dantas em Jaru, pelo Resgate dos Bombeiros. Não há informações sobre o estado de saúde da vítima, já que é proibido a unidade e seus profissionais, oferecer qualquer tipo de informação sobre os pacientes, especialmente sobre seus prontuários.

Números de suicídios só crescem

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde – OMS –, mais de 700 mil pessoas morrem por ano devido ao suicídio, o que representa uma a cada 100 mortes registradas.

Ainda de acordo com a OMS, as taxas mundiais de suicídio estão diminuindo, mas na região das Américas os números vêm crescendo. Infelizmente os números oferecidos pelos órgãos de controle, estão desatualizados e o quadro pode ser ainda pior.

Entre 2000 e 2019, a taxa global diminuiu 36%. No mesmo período, nas Américas, as taxas aumentaram 17%. Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio aparece como a quarta causa de morte mais recorrente, atrás de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal.

O consumo de álcool e substâncias psicoativas durante a infância e adolescência possuem relação direta com casos de suicídio entre jovens, segundo Antônio Geraldo da Silva, psiquiatra e presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria.

“O abuso de álcool e outras drogas funciona atuando no ponto desencadeador do suicídio, que é a doença mental chamada depressão, ou seja, os transtornos afetivos. Esse fator representa de 36% a 37% da população que cometeu suicídio”.