​Cláudia de Jesus propõe criação de Frentes Parlamentares em Defesa da Agricultura Familiar e da Saúde

A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) discursou na manhã desta quarta-feira (22) durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) sobre a importância da criação de duas frentes parlamentares. Uma em defesa da Agricultura Familiar e outra em defesa da Saúde.

Cláudia de Jesus reforça a necessidade dos parlamentares fazerem o debate com o objetivo de proteger os interesses e os direitos dos pequenos agricultores por meio de leis e benefícios e assim gerar emprego e renda, dar soberania alimentar ao estado de Rondônia e dar condições dignas de se viver no campo com qualidade de vida.

 

“A gente precisa programar as políticas públicas eficazes, especialmente para os programas institucionais que nós temos no estado de Rondônia que é o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que a gente sabe que esse programa trouxe de contribuição pra o nosso estado e para a agricultura familiar. Programa que eu tenho muito orgulho de falar que foi criado em uma gestão petista do governo federal e que deu continuidade. Esse governo federal tem responsabilidade com a soberania alimentar”, destacou.

A parlamentar afirmou que a agroindústrias do estado precisam voltar a crescer e para isso é preciso investir.

“Quando a gente pegar o pequeno agricultor e dá condições e dignidade os resultados são satisfatórios. É preciso colocar a agricultura familiar como prioridade, investir em assistência técnica, na Emater que tem essa condição de dar suporte e que tem um quadro capacitado. Que o Plano Plurianual (PPA) que está sendo produzido nesse momento pra gestão do governador Marcos Rocha tenha a agricultura familiar como prioridade”, lembrou.

Saúde

Como presidente da comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social (CSPA) da Alero, a deputada Cláudia de Jesus pontuou que com a criação da frente parlamentar em defesa da Saúde, os debates públicos devem ganhar forças.

“A situação que temos acompanhado, vimos à necessidade de se fazer essa frente parlamentar da Saúde pra fazermos um debate mais aprofundado. O parlamento nos exige isso. A situação tem sido bastante complexa e a comissão tem recebido muitas demandas. Visitamos muitas unidades de saúde do estado e sabemos que teremos muitas proposições a fazer”, explicou.

A parlamentar disse que é o momento para “fazer um debate mais ampliado para realizar a descentralização da saúde do estado e fortalecer as regionais que já existem. É um momento para ouvir a população para nos dar uma visão mais clara da realidade local. Ouvir o povo é primordial pra tomar decisões acertadas”, finalizou.

Assessoria.