Nível do rio Machado baixou 38 cm, segundo a última leitura da Agência ANA

Desde a manhã de domingo (26), o nível do rio Machado está baixando, segundo a Agência Nacional das Águas e Saneamento Básico (ANA).  Na leitura das 6h, o nível chegou a 10,76 metros e, nesta segunda-feira (27), na verificação das 8h, a elevação está em 10,38 m. A Prefeitura de Ji-Paraná e a Defesa Civil monitoram a subida das águas para prestar apoio às pessoas nas áreas de risco.

Até as 10h, quatro pessoas, todas adultas, estão abrigadas no Ginásio Poliesportivo Adão Waldir Lamota, no 2º distrito. As secretarias municipais de Planejamento (Semplan) e Assistência Social e Família (Semasf) estão assistindo às famílias com logística e autocuidado pessoal.

A coordenadora municipal da Defesa Civil, Meire Zanettin, informou que todas as precauções estão sendo alinhadas com o Corpo de Bombeiros e os órgãos competentes. Ela reforçou que as pessoas que se encontram em áreas de riscos devem permanecer atentas até que as áreas alagadas voltem ao normal.

Clique aqui e entre em nosso grupo do whatsapp

De acordo com a Defesa Civil, o alerta continua em Laranja, e ele deve permanecer até a profundidade chegar aos 10,30 m. A partir desse nível, ele passará a ser amarelo. Em casos de emergência, a orientação é ligar para o Disque Enchente, 69 9.9944-5433, ou para o Corpo de Bombeiros, 193.