Cláudia de Jesus busca regularização fundiária para famílias próximas ao aeroporto de Ji-Paraná

A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) visitou, no último sábado (8), uma área ocupada por mais de 400 famílias de agricultores familiares em Ji-Paraná, localizada nas proximidades do aeroporto. A parlamentar se encontrou com os moradores que solicitaram que estudos técnicos e jurídicos fossem iniciados para a transferência do bem imóvel da União para o município.

>>Clique aqui e entre em nosso grupo do whatsapp

As famílias que residem na área desde 1970 lutam para permanecer na terra, que está sob ação de reintegração de posse desde 2004. De acordo com os moradores, a terra em litígio pertence à União, que adquiriu a posse em 1978 e depois transferiu a titularidade para o Ministério da Aeronáutica em 1980.

Durante a visita, a deputada constatou que a área é utilizada para a produção de alimentos e geração de renda das famílias. “São mais de 1.500 pessoas que vivem e trabalham nessa área há décadas. É preciso um plano de regularização fundiária para que as famílias possam permanecer em suas casas e trabalhar na terra”, afirmou Cláudia de Jesus.

Após duas reuniões com os moradores, a deputada, que é membra da comissão de Agropecuária e Política e também da comissão de Habitação e Assuntos Municipais da Assembleia legislativa de Rondônia, redigiu um documento solicitando a transferência do bem para o município de Ji-Paraná. O ofício foi endereçado aos ministérios da Defesa, Economia, Casa Civil, além dos senadores, Confúcio Moura (MDB), Marcos Rogério (PL) e da deputada federal Silvia Cristina (PL).