SKATE JI-PARANAENSE EM RETROCESSO

Nessa atual gestão os Skatistas vem se queixando de além de terem perdido o antigo espaço da prática no ginásio Gerivaldão, relatam agora invasões na Pista de Skate do CEDEL por parte das crianças que utilizam o Parquinho ao lado, levando a inúmeros acidentes e eventuais desentendimento com os pais. Segundo relatos, os responsáveis se sentem no direito de pôr as crianças na pista de skate utilizando-a para brincar como “parquinho” (mesmo havendo um grande parquinho já apropriado para as crianças), porém isso ocorre no mesmo momento em que atletas estão praticando o Skate, função essa pela qual foi construída tal espaço. Ressatam ainda que houve um dia em que até a Polícia Militar foi acionado para acalmar os ânimos, e em tal ocasião os skatistas é que foram convidados a se retirar de seu próprio espaço pela PM.

“O sentimento foi de humilhação pelo jeito que os policiais trataram, como um verdadeiro ‘meliante’, tentei explicar que o lugar foi feito pra skate mas não adiantou, e também foram arrogantes”. Relatou o menor de idade, P. G.

Essa cobrança por parte dos Skatistas é antiga, me disse Lucas Dos Santos (Skatista que representa Ji-Paraná dentro e fora de Rondônia nos Campeonatos);
“Em agosto de 2022 organizamos um campeonato na pista, e solicitamos o cumprimento da promessa do novo alambrado, mas não fez os alambrados novos, não deixou nós mesmos fazermos e ainda retirou os bancos que fizemos. Não dá pra entender essa perseguição com nosso esporte. Além disso, há 2 anos vínhamos oferecendo gratuitamente aulas de Skate para as crianças na pista, e por falta de apoio e segurança por parte do poder público, neste ano de 2023 decidimos não realizar, e toda a sociedade perde com esse descaso.

Em 2009 foi criada uma associação dos Skatistas, uma Liga, tendo atualmente como Presidente Sidclay Rigon, que também se manifestou a respeito da atuação da Secretaria de Esportes ao Skate; “O skate esta desprovido de qual quer apoio ou insentivo por parte do município, pouco diálogo da secretaria de esportes e nada de investimento na area” finalizou o Presidente.

“Já faz tempo que temos esses problema com as crianças, eu ajudei a fazer a cerca da pista da primeira vez, durante a gestão passada, sem nenhuma ajuda da prefeitura, e foi o que melhorou o problema, porém a cerca precisava de reparos, logo a atual secretária de esportes, removeu a cerca, prometeu outra, não fez e impediu nós de fazermos”. Mais um depoimento, este do jovem skatista e empresário Isaque Pacífico.

Entre tantos outros relatos, esses são apenas alguns, há até mesmo relatos de que Deputados querem investir nesse esporte aqui em Ji-Paraná, mas a emenda é desprezada por parte da administração municipal.

Lucas Queiroz, skatista, lembrou a importância do lado social; “Atender o pedido da minoria é de suma importância para a evolução social e para manter ordem em certos ambientes, destinados a suas correspondentes funções e assim manter as regras funcionais e justas para todos”

Atualmente em Ji-Paraná há mais de 100 praticantes desse esporte, tanto no 1° e no 2° Distrito, entre crianças, adolescentes e adultos. Honrados profissionais de diversas áreas, que votam, pagam impostos e que agota cobram uma posição do poder público para com eles e seu filhos.

 

Texto: Prof. Amazon de Oliveira