Quase 300 mulheres foram vítimas de violência doméstica em maio

Em maio, considerado o “mês das mães”, a Polícia Civil atendeu 241 mulheres vítimas de violência doméstica em Porto Velho.

Segundo os índices divulgados pela instituição, no mesmo período foram solicitadas 165 medidas protetivas e abertos 150 inquéritos.

 

A ação resultou na Operação Eclipse, com a prisão de três pessoas e na apreensão de três armas de fogo utilizadas em ameaças contra mulheres.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, em maio outros 205 inquéritos foram concluídos e enviados para o Ministério Público Estadual (MPE).

Ajuda

A violência doméstica é um dos passos para resultar em outros crimes, principalmente no feminicídio. Rondônia é um dos estados em que há mais violência contra a mulher no Brasil. Por isso, deve ser denunciada imediatamente.

A vítima ou testemunhas podem relatar os casos em qualquer distrito policial ou pela Delegacia Virtual e no telefone 197, que funcionam 24 horas.

Segundo a Polícia Civil de Rondônia, atualmente existem Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) em várias cidades:

– Porto Velho: na Avenida Amazonas, 6781 – Bairro Escola de Polícia;

– Ariquemes: Avenida Tancredo Neves, 03 – Setor 03;

– Jaru: Rua Florianópolis, 2594 – Setor 03;

– Ji-Paraná: Rua 22 de Novembro, 41 – Bairro Urupá;

– Cacoal: Rua Presidente Médici, 2005 – Jardim Clodoaldo;

– Vilhena: Avenida Paraná, 2141 – Nova Esperança;

– Rolim de Moura: Avenida Norte Sul, 4550 – Centro;

– Guajará-Mirim: Avenida Antônio Corrêa da Costa, 842 – Setor 01.