TOTENS: Sistema interativo de segurança é inaugurado em Ji-Paraná, vídeo

 

Para o secretario da Sesdec, Felipe Vital, o sistema permite identificar situações de risco e evitar que crimes aconteçam. “O sistema é fundamental para garantir a segurança da população

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania- Sesdec, entregou nesta quinta feira (8), o Sistema interativo de segurança, os Totens, para a cidade de Ji-Paraná. Ao todo foram instalados 9 totens e 3 módulos de segurança, distribuídos em pontos estratégicos ao longo do perímetro urbano e uma central de monitoramento implantada no quartel do 2• batalhão de polícia militar. 

 

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância da implantação do sistema na cidade. “A instalação de sistemas de videomonitoramento vida aumentar a segurança e inibir crimes. O projeto já está trazendo resultados em Porto Velho e em Ji Paraná não será diferente”.

Para o secretario da Sesdec, Felipe Vital, o sistema permite identificar situações de risco e evitar que crimes aconteçam. “O sistema é fundamental para garantir a segurança da população, pois nos permite monitorar e identificar as situações adversas em tempo real, possibilitando assim, uma resposta rápida e eficiente”. Destacou.

Além de Ji Paraná, o sistema já está em pleno funcionamento também em Porto Velho, e vai ser implantado em mais três cidades; Ariquemes, Cacoal e Vilhena. Os totens são instalados em pontos estratégicos, de maior fluxo populacional e com índices criminais consideráveis, como por exemplo: praças públicas e centros comerciais.

FUNCIONALIDADES 

Para acionar o serviço de urgência e emergência da Polícia Militar ou do Corpo de Bombeiros, basta aproximar-se do equipamento, apertar o botão, e um dos operadores do Centro Integrado de Operações – CIOP, iniciará o atendimento criando a ocorrência, e despachando para as viaturas que estão de plantão no momento, que darão continuidade ao procedimento.