Sisu 2º semestre: Inscrições abertas a partir de hoje, confira os detalhes

O processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre de 2023 está com as inscrições abertas a partir desta segunda-feira (19). Os interessados têm até as 23 horas e 59 minutos (horário de Brasília) de quinta-feira (22) para se inscrever no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

O resultado do Sisu será divulgado no dia 27 deste mês. A classificação dos estudantes será baseada na nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022. As matrículas deverão ser feitas entre os dias 29 de junho e 4 de julho.

O Sisu é um programa do Ministério da Educação (MEC) que reúne as vagas oferecidas por instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil, com a maioria delas sendo ofertadas por instituições federais, como universidades e institutos.

As vagas são abertas semestralmente por meio de um sistema informatizado que realiza a seleção dos estudantes com base nas notas do Enem, desde que o candidato não tenha tirado zero na redação.

Durante o período de inscrições, o estudante pode escolher até duas opções de curso entre as oferecidas no Sisu. É possível alterar as opções de curso ao longo do prazo de inscrição, sendo considerada válida a última inscrição registrada no sistema.

Caso o candidato não seja selecionado em nenhuma das duas opções de curso, ainda é possível participar da lista de espera do Sisu. Para isso, é necessário manifestar interesse entre os dias 27 de julho e 4 de julho. A convocação dos candidatos em lista de espera será feita pelas próprias instituições a partir de 10 de julho.

As vagas oferecidas também são distribuídas de acordo com a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012), que determina a reserva de no mínimo 50% das vagas para estudantes que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas. Metade dessas vagas é destinada a estudantes de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita.

Além disso, as instituições podem adotar políticas próprias, como vagas reservadas e aplicação de bônus sobre a nota do candidato que atenda aos critérios estabelecidos. O cálculo é feito automaticamente pelo Sisu, de acordo com as especificações de cada instituição.