Apagão atinge ao menos 18 estados e deixa brasileiros sem energia

Um apagão atingiu diversos estados brasileiros na manhã desta terça-feira (15). Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil megawatt (MW) de carga em estados do Norte, Nordeste e Sudeste.

Segundo o órgão, a interrupção ocorreu devido à abertura da interligação Norte-Sudeste às 8h31. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.

A recomposição foi iniciada em todas as regiões e, até às 9h16, seis mil MW já foram recompostos, informou a ONS.

Clique aqui e entre em nosso grupo do whatsapp

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, disse que o blecaute foi de “grande porte” e afetou ao menos quatro regiões do país. Ele informou que o apagão afetou o Norte e o Nordeste, além de “algumas áreas” do Sudeste e do Centro-Oeste.

De acordo com o diretor-geral, o Ministério de Minas e Energia instituirá imediatamente um grupo de trabalho para apurar as causas do blecaute.

A Enel informou que registrou, nesta manhã, interrupção de parte da sua carga nos Estados do Rio, Ceará e São Paulo, devido à atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (Erac). Segundo a empresa, a energia está sendo restabelecida gradativamente após autorização do ONS.

A Energisa também relatou um evento externo no SIN, que afetou o suprimento de energia em várias localidades do país.

O jornal procurou a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) e aguarda retorno.

You cannot copy content of this page