Regulação é tema de reunião entre Cláudia de Jesus e Conselhos de Saúde

O Conselho Estadual de Saúde realizou na tarde desta quarta-feira (28), uma reunião com representantes dos Conselhos do setor em todo estado e a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT). O tema central foi sobre como melhorar os serviços públicos de regulação médica na saúde, que tem uma longa fila de espera de pacientes e problemas de gestão, de acordo com reclamações dos representantes dos municípios. A deputada atendeu convite para o evento do Dr. Robinson Machado, presidente do Conselho estadual.

 

A deputada falou de sua atuação parlamentar neste primeiro ano de mandato, inclusive com os trabalhos feitos na presidência da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social na Assembleia Legislativa. A Comissão já fez várias visitas em hospitais e unidades de saúde, audiência pública, criou a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Pública. A deputada tem mantido permanente diálogo com os municípios, gestores públicos e governo para que a saúde avance. A parlamentar também destinou recursos para os municípios para a saúde por meio de emendas individuais e de bancada. A reunião contou com a participação do Defensor Público Sérgio Muniz Neves, coordenador do programa de apoio à população nos casos de judicialização da saúde.

 

Os conselheiros pediram realização de contratação de médicos e profissionais de saúde por meio de concurso público, e que os certames já realizados sejam efetivados. Também falaram das dificuldades para fazer exames, cirurgias, falta de estrutura nas unidades de saúde e da judicialização dos casos graves. Cláudia de Jesus falou para os conselheiros sobre sua disponibilidade de resolver as questões de saúde e disse que vai encaminhar solicitações e pedidos de providências dos principais problemas apontados.

 

“O meu compromisso aqui é levar essas situações todas para o governo e o secretário estadual de saúde. Esse encontro com os conselheiros foi muito valioso. Espero fazer outras reuniões como essa e que possamos até pensar juntos em uma audiência pública sobre o assunto. Eu me coloco à disposição para ajudar”, disse a deputada.

Por Francisco Costa – Assessoria parlamentar.