Governo diz que cerca de 2.500 brasileiros ainda estão em Israel e aguardam resgate

A ministra substituta do Ministério das Relações Internacionais, Maria Laura Rocha, afirmou que cerca de 2.500 brasileiros ainda estão em Israel e aguardam o resgate do governo. “Nosso objetivo é trazer todos de volta”, reafirmou. Além disso, há 50 cidadãos do Brasil dentro da Faixa de Gaza, que também devem ser repatriados. Na madrugada desta quarta-feira (11), a primeira aeronave chegou com 221 pessoas que estavam na zona de conflito.

A declaração foi feita momentos antes de os primeiros repatriados chegarem ao aeroporto de Brasília. Além de Maria Laura, o ministro da Defesa, José Múcio, e o comandante da Aeronáutica, tenente brigadeiro Marcelo Damasceno, recepcionaram os primeiros brasileiros trazidos de volta.

Uma segunda aeronave idêntica  pousou em Tel Aviv, em Israel, às 14h05 (horário local) desta quarta-feira (11/10), para transportar brasileiros com destino ao Rio de Janeiro. Na tarde de terça (10), uma terceira aeronave para repatriação de brasileiros decolou do Brasil. A KC-390 Millennium (Embraer) tem capacidade para 60 lugares.

Essa é a primeira etapa da operação, que priorizou o embarque de pessoas que moram no Brasil e não têm passagem de volta. O governo estima que 900 pessoas devam ser resgatadas nessa etap

Múcio, porém, ressaltou que o objetivo principal é trazer todos os brasileiros que estão na região e em países vizinhos. “O Itamaraty já está em contato com países vizinhos para ver se nós deslocamos os outros brasileiros que estão no entorno”, ressalta.a. A segunda parte da operação está sendo planejada.