ENEM – Inep divulga gabarito oficial nesta terça-feira

 

O balanço preliminar indica 68% de participação no domingo.

 

O gabarito oficial e os cadernos de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estarão disponíveis no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a partir das 19h desta terça-feira, 14. A aplicação regular da prova foi concluída no domingo, 12.

Embora o edital inicial indicasse a publicação do gabarito para o dia 24, o ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Inep, Manuel Palacios, anunciaram a antecipação da data durante uma coletiva no domingo.

Os dados preliminares apontam uma participação de 68% no domingo, e os números finais serão consolidados pela instituição aplicadora até 16 de janeiro de 2024, quando os resultados do exame serão divulgados.

O período para solicitar a reaplicação começou na segunda-feira, 13, e se estenderá até sexta-feira, 17. Os pedidos devem ser feitos por meio da Página do Participante. Indivíduos ausentes devido a problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas podem requerer a realização das provas nos dias 12 e 13 de dezembro. O mesmo se aplica àqueles alocados em locais de prova com distância superior a 30 km da residência informada na inscrição.

No domingo, o Ministério da Educação (MEC) também anunciou a anulação de uma questão do segundo dia de provas. A pergunta em questão já havia sido utilizada no Enem de 2010, na versão aplicada a pessoas privadas de liberdade, e foi cancelada por não ser inédita. O tema da questão anulada abordava a cobertura vacinal contra a gripe H1N1.