Estátua da Liberdade Havan: saiba quanto custa e por que o monumento incendiado em RO virou ‘símbolo’ da empresa

O incêndio criminoso contra a ‘Estátua da Liberdade’ da loja Havan foi um dos assuntos mais buscados na internet nesta quinta-feira (14), em Rondônia. Durante a madrugada, dois suspeitos em uma moto atearam fogo no monumento de uma das lojas de Porto Velho e as chamas destruíram a estrutura.

Mas afinal, desde quando a estátua é símbolo da empresa?

 

Em 1995, segundo a empresa, a partir da ideia de uma criança de 7 anos foi implantada a 1ª Estátua da Liberdade, na matriz de Brusque, em Santa Catarina.

A reprodução da estátua é baseada no icônico símbolo nova-iorquino e, ao longo dos anos, se tornou uma marca registrada da rede de varejo.

As lojas são comumente erguidas em áreas de tráfego intenso de veículos, perto de rodovias. Em Porto Velho há duas lojas: uma na BR-364 e outra na BR-319 (chamada de avenida Governador Jorge Teixeira).

Por causa da estátua instalada na frente das lojas, os moradores e turistas diariamente fazem uma parada para fazer aquela ‘selfie’ na frente do monumento, com 40 metros de altura.

Qual o significado?

 

Segundo a Havan, a estátua representa a liberdade de compra dos clientes e se tornou símbolo da rede. Cada escultura da loja custa cerca de R$ 1,5 milhão e tem 40 metros de altura

A estátua, feita de fibra de vidro, possui uma altura de 20 metros e pesa 3,6 toneladas. O processo de fabricação de uma estátua demanda aproximadamente um mês dias e engloba a colaboração de seis empresas e 50 profissionais diferentes.