Alternativa: Cidadãos de Rondônia poderão acessar nova carteira de identidade no celular

A emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) teve início em Rondônia no início de dezembro, marcando a introdução desse novo modelo de identificação no Brasil.

A característica inovadora da CIN é a sua acessibilidade pelo celular, por meio de um aplicativo disponível nas lojas virtuais.

 

Essa nova carteira utilizará o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como base, emitido pela Receita Federal. Hélio Gomes, secretário-adjunto da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), destacou que Rondônia é pioneira nesse processo, sendo o 10º estado brasileiro e o terceiro na região Norte a emitir esse documento.

A unificação da CIN promete proporcionar maior segurança, reduzindo riscos de fraudes, uma vez que o CPF será o documento de identificação principal.

Gomes enfatizou a importância dessa medida para a segurança pública e para os cidadãos, ressaltando que, anteriormente, “as pessoas podiam ter diversos Registros Gerais (RGs), enquanto o CPF era único. Agora, o CPF assumirá essa função principal de identificação”.

Com essa implementação, os cidadãos poderão acessar seu registro por meio do aplicativo, eliminando a necessidade de apresentação física.

Além disso, será possível incluir dados de outros documentos, como Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Cartão do SUS, Título de Eleitor (para maiores de 16 anos), Carteira de Trabalho (CTPS), Carteira Profissional, Registro Militar, PIS/Pasep e tipo sanguíneo.

Para agendar o processo, os interessados podem realizar o agendamento no Portal do Cidadão do Governo de Rondônia (CLIQUE AQUI), sendo importante observar que o agendamento é feito online, enquanto o atendimento para o cadastro e confecção da nova CIN será realizado presencialmente.