Chuva de meteoros? Luzes no céu causam espanto e confusão em moradores, veja os vídeos

 

Moradores de vários estados da região Nordeste registraram diversas luzes semelhantes a bolas de fogo no céu, na madrugada deste sábado (23).

Vídeos em redes sociais mostraram rastros luminosos no céu — segundo relatos, o fenômeno foi visto no Rio Grande do Norte, em Pernambuco, Alagoas, no Sergipe, no Ceará e na Bahia.

“A noite hoje em Flores [PE] foi, no mínimo, inusitada! Luzes no céu sem nenhuma explicação”, afirmou um post na rede social X.

As luzes, aliás, causaram certa confusão. Segundo uma previsão da Agência Espacial do Reino Unido, a chuva de meteoros Úrsidas poderia ser vista na região entre 22 e 23 de dezembro.

Exatamente por isso, a primeira conclusão é que as luzes fortes faziam parte do fenômeno astronômico.

Entretanto, as principais bolas de fogo resultaram da reentrada de lixo espacial chinês na nossa atmosfera, segundo astrônomos — “provavelmente provenientes de um estágio de foguete chinês lançado em janeiro de 2018”, afirmou o perfil em português do telescópio James Webb.

Na noite passada, centenas de residentes no Nordeste do Brasil compartilharam vídeos nas redes sociais de um fenômeno que foi muito confundido como chuva de meteoros.

Na realidade, trata-se da reentrada de detritos espaciais, provavelmente provenientes de um estágio de foguete.

 

A possibilidade foi confirmada pela Bramon (Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros), que informou que o lançamento do dispositivo espacial foi feito a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Xichang.