Enem dos Concursos: Governo vai anunciar adiamento do CNU em todo país

O governo do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vai anunciar na tarde desta sexta-feira (3) o adiamento do Concurso Nacional Unificado (CNU), o ‘Enem dos Concursos’, em todo o país. A prova ocorreria neste domingo (5). A suspensão ocorre em função dos fortes temporais que atingem o Rio Grande do Sul.

A informação foi confirmada pela reportagem de O TEMPO em Brasília com uma fonte do governo. O comunicado oficial será feito pela ministra da Gestão e Integração (MGI), Esther Dweck, na tarde desta sexta-feira (3), em uma coletiva no Palácio do Planalto.

A decisão será anunciada um dia após o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) ter garantido a manutenção do CNU – em todo país são 2,5 mihões de inscritos. No entanto, desde a manhã desta sexta, o corpo ministerial do governo está envolvido em uma série de reuniões para chegar em um consenso sobre a realização da prova. 

principal entrave é jurídico. Inicialmente, era estudado adiar o concurso somente no Estado, e evitar que inscritos de outras localidades do país que se preparam para a prova e se deslocaram a outros municípios, fossem prejudicados. Contudo, os ministros chegaram a um consenso de que era necessário adiar o exame em todo território nacional. 

O Rio Grande do Sul enfrenta fortes temporais desde o último sábado (28), resultando em destruição em mais de 230 cidades. Até agora, são 37 mortes e 74 desaparecimentos, com mais de 24 mil pessoas desabrigadas, segundo a Defesa Civil estadual.

Recentemente, o governador Eduardo Leite (PSDB-RS) também havia apelado ao governo federal para adiar o “Enem dos Concursos”. Em entrevista ao programa “Bom dia, Ministro”, transmitido pela Rádio EBC, o ministro da Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, informou que o Rio Grande do Sul registra 141 pontos de bloqueios em rodovias.

De acordo com ele, a previsão era a de que a aplicação ocorresse em 10 municípios do Estado, sendo que nove deles foram atingidos pelas fortes chuvas. O número de inscritos no concurso no RS foi de cerca de 80 mil pessoas.