Aeronave Cessna 210 é interceptada por caças A-29 da FAB na BR-319 em Humaitá

 

Caças A-29 Super Tucano foram acionados imediatamente ao identificar a movimentação criminosa pelo radar do Sistema de Defesa Aérea Brasileiro (SISDABRA).

Na tarde da úlima quinta-feira (26), a Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, nas proximidades de Humaitá (AM), uma aeronave Cessna 210, sem matrícula, que invadiu clandestinamente o espaço aéreo brasileiro, próximo à fronteira com o Peru.

Sob a coordenação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), caças A-29 Super Tucano foram acionados imediatamente ao ser identificada a movimentação criminosa pelo radar do Sistema de Defesa Aérea Brasileiro (SISDABRA), interceptando a aeronave às 16h (horário de Brasília).

Durante a execução das Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA), a Defesa Aérea ordenou a realização das Medidas de Interrogação, Mudança de Rota e Tiro de Aviso (TAV) e a aeronave, sem plano de voo e sem qualquer intenção de colaborar, ignorou as ordens.

Demonstrando total desprezo pela lei, pouco antes de serem avisados que seriam abatidos, os criminosos adotaram manobras desesperadas com a aeronave e realizaram um pouso forçado nas proximidades de Humaitá (AM). Em solo, em razão de apagar rastros, incendiaram o avião e fugiram às pressas.