DECISÃO: Moraes determina volta do X após mais de um mês de suspensão
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira, 8, a volta do X no Brasil após quase um mês de suspensão da rede social. A decisão foi tomada após a empresa do bilionário Elon Musk solicitar o retorno das atividades após o cumprimento de decisões judiciais.
A rede social estava suspensa desde 30 de agosto, após uma determinação do próprio Moraes. Na ocasião, o ministro entendeu que a empresa não cumpria as ordens da Suprema Corte.
O retorno do X é mais um capítulo do embate entre Moraes e Musk, que começou ainda no passado. O ministro havia determinado o bloqueio de perfis de investigados em atos antidemocráticos, além de outras informações sobre os usuários.
Além de se recusar a atender aos bloqueios e não pagar as multas, Musk ainda fez críticas a Moraes. Em diversas publicações, chamou o ministro do STF de “tirano” e “ditador”.
Em agosto, o bilionário anunciou o fechamento do escritório no Brasil. A medida foi o estopim para Moraes determinar a suspensão da rede no Brasil.
Recuo do X
Nas últimas semanas, mesmo com os reiterados ataques de Elon Musk, a rede social mudou sua estratégia e passou a cumprir as determinações de Alexandre de Moraes. O primeiro passo foi a decisão do ministro que transferiu R$ 18 milhões das contas do X e Starlink para a União. Após o depósito, as contas bancárias das empresas de Musk foram liberadas.
Na sequência, a empresa iniciou os bloqueios de perfis de investigados e pessoas envolvidas com atos antidemocráticos. Por fim, o X indicou Rachel Villa Nova Conceição, que já comandava a rede, como sua representante no Brasil.