EM GUAJARÁ-MIRIM: Ponte Binacional Entre Brasil e Bolívia Custará R$ 350 Milhões e Terá Quase 5 km de Extensão
A Superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Rondônia confirmou a liberação do projeto para a construção da ponte binacional que ligará as cidades de Guajará-Mirim (RO), no Brasil, e Guayará-Merin (Beni), na Bolívia. A obra, considerada estratégica para a integração regional, terá investimento estimado em R$ 350 milhões.
O projeto, que estava sob análise do Tribunal de Contas da União (TCU), obteve parecer favorável, liberando a continuidade das etapas para a execução da obra.
A nova ponte terá estrutura mista com tecnologia estaiada, proporcionando maior segurança e durabilidade. Serão 1,22 km de extensão sobre o rio Mamoré e mais 3,7 km de vias terrestres, totalizando 4,92 km de extensão viária. O projeto também prevê a construção de faixas de rolamento para veículos, acostamentos, calçadas para pedestres, áreas de fiscalização aduaneira, acessos e serviços de apoio à travessia.
Com recursos já assegurados pelo governo brasileiro, a travessia promete ampliar o transporte de cargas, facilitar o comércio entre os dois países e beneficiar diretamente milhares de pessoas em Rondônia e no norte da Bolívia. A obra é vista como um importante passo para o fortalecimento das conexões rodoviárias e econômicas, promovendo desenvolvimento sustentável, integração regional e mobilidade na área de fronteira.