Lei que garante gratuidade de CNH à pessoas carentes é sancionada

O governo de Rondônia publicou no Diário Oficial do Estado de Rondônia (Diof) desta quinta-feira (2), a Lei n° 5.947, que institui o programa de incentivo à habilitação, chamado de “CNH Social”, desenvolvido pelo Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) em parceria com a Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) e que envolve pessoas de baixa renda e inscritas no CadÚnico para instituir o programa, que tem como objetivo viabilizar a gratuidade dos processos de habilitação a pessoas hipossuficientes, atendendo as categorias A e B e AB, englobando a formação teórica e prática, exames médicos, avaliação psicológica, exame de direção, dentre outros.

O programa “CNH Social” é exclusivo para a primeira habilitação e possibilita que o selecionado conclua todas as etapas em até um ano. Para se candidatar é necessário a comprovação de residência em Rondônia e ser de baixa renda, ou seja, renda per capita de até meio salário mínimo e renda familiar mensal de até dois salários mínimos. Também são critérios a participação em programas como Bolsa Família, Projovem, entre outros.

Segundo a Diretora Técnica de Habilitação (DTH) do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), Aline Lima, a iniciativa do projeto decorre da necessidade de promover mais segurança a partir de uma formação adequada de condutores em situação irregular, bem como atribuir condições mais dignas àquela população de baixa renda, que tanto almeja obter a CNH, “em especial como alternativa de melhoria das condições de vida, ampliando a empregabilidade e disponibilizando ao mercado de trabalho profissionais qualificados,” afirmou.

O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha destacou que, a “CNH Social” garante gratuidade total em taxas, exames, aulas teóricas e práticas, abrindo oportunidades para jovens, mães e pais de família, inscritos no CadÚnico. “É um avanço importante para o nosso estado, seguindo o exemplo de outros Detrans que já têm esse programa, e que agora também será uma realidade em Rondônia.“

Um Comentário

  1. Did you know that over 60% of patients make dangerous drug mistakes stemming from lack of knowledge?

    Your health requires constant attention. Every medication decision you make plays crucial role in your long-term wellbeing. Staying educated about the drugs you take is absolutely essential for disease prevention.
    Your health isn’t just about swallowing medications. All pharmaceutical products interacts with your body’s chemistry in specific ways.

    Remember these life-saving facts:
    1. Taking incompatible prescriptions can cause dangerous side effects
    2. Even common pain relievers have potent side effects
    3. Skipping doses undermines therapy

    To protect yourself, always:
    ✓ Verify interactions using official tools
    ✓ Read instructions in detail before taking any medication
    ✓ Speak with specialists about potential side effects

    ___________________________________
    For professional pharmaceutical advice, visit:
    https://www.salesforce.com/trailblazer/dravmqncvn0vohm3gw

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo