Confira as penas de cada réu condenado pelo STF
STF condena Bolsonaro e mais sete réus por tentativa de golpe; penas ultrapassam 20 anos
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu nesta quinta-feira (11) o julgamento da ação que investigava a trama golpista relacionada aos atos de 8 de janeiro. Por 4 votos a 1, os ministros condenaram o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por crimes como organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
A maioria dos réus recebeu penas superiores a 20 anos de prisão em regime fechado. No entanto, as prisões não serão imediatas, já que todos ainda podem recorrer da decisão. Caso os recursos sejam negados, as condenações poderão ser executadas.
Confira as penas definidas:
Jair Bolsonaro – ex-presidente da República: 27 anos e 3 meses
Walter Braga Netto – ex-ministro da Defesa e candidato a vice na chapa de 2022: 26 anos
Almir Garnier – ex-comandante da Marinha: 24 anos
Anderson Torres – ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança do DF: 24 anos
Augusto Heleno – ex-ministro do GSI: 21 anos
Paulo Sérgio Nogueira – ex-ministro da Defesa: 19 anos
Mauro Cid – ex-ajudante de ordens de Bolsonaro: 2 anos em regime aberto (pena reduzida por delação premiada)
Alexandre Ramagem – ex-diretor da Abin e atual deputado federal: 16 anos, 1 mês e 15 dias
Particularidade no caso de Ramagem
Ramagem foi condenado apenas pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado. Parte das acusações foi suspensa por ele ocupar mandato parlamentar, o que excluiu os crimes de dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.