Urgente
📍 Ji-Paraná - RO 25°C

Friagem Argentina Derruba Temperaturas em Rondônia

Compartilhar no Facebook Compartilhar no WhatsApp

Uma massa de ar polar de origem argentina começou a avançar sobre Rondônia e deve provocar queda nas temperaturas em diversas regiões do estado a partir desta segunda-feira (18). O fenôeno conhecido como “friagem” também deve atingir o Acre e o sul do Amazonas nos próximos dias.

A mudança no clima ocorre após a chegada de uma frente fria ao Sul do Brasil neste domingo (17), causando temporais, trovoadas e até queda de granizo em alguns estados da região. Em Rondônia, os primeiros sinais da mudança já foram percebidos com aumento da nebulosidade, chuvas e descargas elétricas desde a madrugada.

Segundo a meteorologista Estael Sias, da MetSul Meteorologia, a massa de ar frio seguirá pelo interior da América do Sul, atravessando Paraguai, Bolívia e Mato Grosso até alcançar a Região Norte. Esse trajeto favorece a chegada do ar polar à Amazônia Ocidental, provocando a tradicional friagem entre os meses de maio e agosto.

Em Porto Velho, a previsão indica que o frio deve ser sentido principalmente entre o fim da madrugada e o início da manhã desta segunda-feira. As menores temperaturas devem ocorrer entre a noite de segunda e a madrugada de terça-feira, com mínimas entre 17°C e 18°C, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

No sul do estado, em Vilhena, os termômetros podem chegar aos 16°C já nesta segunda-feira, mantendo o clima mais ameno ao longo da semana.

Apesar da queda nas temperaturas, os meteorologistas destacam que não se trata de uma onda de frio intensa. Ainda assim, a friagem deve trazer ventos mais gelados, aumento da nebulosidade e sensação térmica mais baixa em grande parte de Rondônia.

Comente a matéria

Seu comentário será analisado antes da publicação.

Comentários publicados

Ainda não há comentários publicados.