Acusado de roubar motorista por aplicativo é obrigado por traficantes a desfilar de ‘fio dental’
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um homem, ainda não identificado, desfilando de roupa íntima fio dental pelas ruas de Salvador, enquanto carrega uma placa no corpo com os dizeres “sou ladrão vacilão”. O episódio, segundo informações preliminares, teria ocorrido no Bairro da Paz, e pode estar relacionado a uma punição imposta por facções criminosas — o chamado tribunal do crime.
No vídeo, é possível ouvir um dos autores da gravação zombando do homem. “Dá uma olhadinha para cá. Você roubou aonde? Pegou o Uber aonde? Dentro da favela, né? Você tá bonitinha, viu? Dá até para parar em Itapuã para fazer um ‘job'”, diz o narrador da cena, em tom de escárnio.
A motivação para a humilhação pública seria um suposto roubo a motoristas por aplicativo, cometido dentro da comunidade. A ação teria sido descoberta por membros da facção que controla a área, que decidiram aplicar uma punição pública, um método comum utilizado por grupos criminosos para impor medo e manter o controle sobre determinados territórios.
Até o momento, não há confirmação oficial sobre a data exata em que o vídeo foi gravado, tampouco foram divulgadas as identidades do homem filmado ou dos responsáveis pela gravação e possível agressão.
A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) ainda não se manifestou sobre o caso. A prática de punições extrajudiciais por parte de grupos criminosos é considerada crime e deve ser investigada pelas autoridades competentes.