GAPE faz visita surpresa à Casa de Detenção de Ouro Preto do Oeste
O GAPE é um grupo tático da Polícia Penal de Rondônia, com foco em operações especiais dentro do sistema prisional.
Equipe do Grupo de Ações Penitenciárias Especiais (GAPE) da Polícia Penal de Rondônia, fizeram uma operação na noite desta segunda-feira (18/8) à Casa de Detenção de Ouro Preto do Oeste, por volta de 21 horas, a ação foi percebida rapidamente por quem passava na rua padre Adolfo Rol, devido a estampidos de disparos antimotim e fumaça que saia da unidade prisional.
O GAPE é considerado um grupo de elite, segundo o decreto estadual e a Secretaria de Estado da Justiça (SEJUS) de Rondônia. O GAPE atua em situações de alto risco dentro do sistema prisional, como motins e rebeliões, e é treinado para intervenções em estabelecimentos penais.
A missão em Ouro Preto do Oeste na noite de ontem foi padrão, o jornal Correio Central apurou que o GAPE fez uma revista surpresa em pavilhões de presos, que é praxe no sistema penitenciário de Rondônia, ou quando é uma solicitação de forças de segurança.
Operação como a da última noite, não é do conhecimento nem dos funcionários de apoio e policiais penais do plantão. Apesar da fumaça visualizada de dentro do presídio, não houve registro de nenhuma situação de motim ou situação parecida. Foi uma operação de vistoria e revista padrão. Não houve nenhum conflito ou princípio de rebelião, a direção da unisdde prisional não informou quais pavilhões receberam a equipe do GATE.
Fonte: https://correiocentral.com.br