É possível que a seca deste ano supere a de 2024?
O Rio Madeira está com nível abaixo do esperado para setembro, segundo dados do Serviço Geológico do Brasil (SGB). Ainda assim, os especialistas afirmam que a seca deste ano tende a ser menos intensa do que a registrada em 2024, quando o rio chegou ao menor nível já observado: apenas 19 centímetros.
No dia 9 de setembro de 2025, o nível do Madeira era de 2,74 metros. Um ano antes, na mesma data, o rio estava com apenas 91 centímetros. Os dados são do Sipam Hidro, sistema de monitoramento do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).
Segundo o SGB, apesar dos níveis do Rio Madeira estarem baixos, eles permanecem dentro da normalidade para esta época do ano. As previsões apontam para uma continuidade da descida em setembro, com recuperação a partir de outubro, sem sinais de uma seca severa.
De acordo com o pesquisador em geociências do SGB, Marcos Suassuna, em 2024 o Rio Madeira ficou 141 dias abaixo de 4 metros. Para este ano, a projeção é de apenas 70 dias nessa faixa, o que representa uma melhora significativa. A expectativa é que o nível do rio se mantenha acima de 2 metros durante todo o ano.
Ainda de acordo com Suassuna, a possibilidade de uma seca mais severa estará relacionada a um eventual atraso no início das chuvas de outubro.