Porto Velho, RO – O presidente do Poder Legislativo de Rondônia, deputado estadual Laerte Gomes, participou na tarde de ontem da reunião do Grupo de Gerenciamento de Crise, criado pelo Governo do Estado para o enfrentamento do Covid 19 e defendeu a reabertura do comércio, além de outras ações que poderão ter impacto positivo direto não apenas na economia, mas na própria assistência financeira de trabalhadores autônomos e cidadãos que vierem a ser infectados.
“O comércio precisa abir. Não é justo uns segmentos estarem abertos outros não. Os segmentos que estão fechados hoje são os que possuem menor número de funcionários, os que tem mais espaçamento dentro de sua estrutura física e os que têm menor movimento. Essa é a posição do Poder Legislativo do Estado, que respeita a decisão tomada pelos outros poderes. A alegação do Judiciário também é plausível porque se o Governo tivesse feito a aquisição dos kits para testes e fazendo o exame na população, certamente todos seriam favoráveis à abertura do comércio”, justificou.
Segundo Laerte, a reunião teve duração de mais de 5 horas e contou com a presença dos representantes dos três poderes, empresários, e cada um teve a oportunidade de defender seu ponto de vista sobre os assuntos tratados. Além da abertura do comércio, Laerte se manifestou favorável à manutenção do fechamento das escolas e criação de uma ajuda de custo a categorias que não podem ser liberadas para o trabalho avulso, como é o caso dos mototaxistas, no valor de um salário mínimo.
Outra propositura do deputado Laerte na reunião foi a compra de 200 mil testes para o Covid 19. “Precisamos testar nossa população, pelo menos naquela que tem os sintomas, algo que não vem sendo feito. Quem tiver contagiado é isolado para tratamento de acordo com os protocolos da Organização Mundial da Saúde. Temos vários fundos, podemos juntá-los, fazer um programa igual ao do Governo Federal e ajudar quem não está trabalhando”, disse Laerte durante entrevista ao programa do jornalista Everaldo Fogaça.
Fonte: observador