Polícia

Emboscada a tiros marca operação contra garimpo ilegal na Floresta Nacional do Jamari

Agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e policiais militares que atuavam em uma operação ambiental na Floresta Nacional do Jamari, em Rondônia, foram alvos de uma emboscada durante ações de combate ao garimpo ilegal.

O ataque aconteceu entre os dias 15 e 25 de junho, quando as equipes realizavam fiscalizações em áreas de extração clandestina. Segundo relatos, os agentes foram surpreendidos por criminosos armados que abriram fogo contra as viaturas, iniciando um confronto dentro da mata. Para dificultar ainda mais a atuação das autoridades, os infratores espalharam armadilhas na estrada — como tábuas com pregos — que danificaram os pneus das viaturas.

De acordo com o ICMBio, a emboscada foi uma tentativa de represália à destruição de maquinários e estruturas usadas em crimes ambientais, como o desmatamento ilegal e a mineração clandestina. Na ação, uma espingarda calibre 12 foi apreendida com cinco munições.

Batizada de Operação Dominância, a ofensiva tem caráter permanente e visa coibir práticas ilegais em áreas de conservação ambiental em Rondônia. Mesmo diante dos ataques, as equipes seguem atuando para garantir a proteção dos recursos naturais e o cumprimento da legislação ambiental.

Botão Voltar ao topo