Falsa médica que atendia crianças com cardiopatia é presa em academia
Uma mulher foi presa nesta segunda-feira (19) em uma academia de musculação na capital amazonense, acusada de exercer ilegalmente a medicina e colocar em risco a vida de pacientes vulneráveis. A suspeita, identificada como Sophia Livas de Morais, estudante de educação física, que se apresentava nas redes sociais como médica pediatra especializada em cardiopatias.
A prisão foi realizada por policiais civis do 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), durante a Operação Azoth, deflagrada com o objetivo de cumprir o mandado de prisão preventiva expedido contra a investigada. Segundo a polícia, ela atuava de forma clandestina, oferecendo atendimentos clínicos a crianças com problemas graves no coração e gestantes com fetos cardiopatas, mesmo sem possuir qualquer formação ou registro profissional na área da saúde.
Receituários médicos, crachás e documentos que comprovam o envolvimento dela com a farsa foram apreendidos pela polícia na residência da jovem em cumprimento a mandado de busca e apreensão.
Ainda não há confirmação sobre quantos atendimentos foram realizados, mas a polícia investiga se houve agravamento de quadros clínicos ou vítimas fatais devido à atuação da falsa profissional.
A mulher responderá pelos crimes de falsidade ideológica, exercício ilegal da medicina e possível lesão corporal, caso seja comprovado que algum paciente foi prejudicado pelos atendimentos irregulares.
As investigações continuam, e a Polícia Civil solicita que outras possíveis vítimas da falsa médica procurem o 1º DIP para prestar depoimentos e colaborar com o inquérito.
Cm7