Filmes que retratam histórias reais do mundo do esporte
Diversas obras icônicas surgiram de momentos memoráveis, repletas de drama e superação, ingredientes que também movimentam as telas de cinema
As histórias reais do esporte que viraram clássicos do cinema
Foto de joshua leal na Unsplash
O esporte conta várias histórias, sejam elas de sucesso, aprendizagem, coragem, superação, entre outras. Porém, muitas delas não ficam apenas nas resenhas após os eventos, mas também chegam aos cinemas.
Muitos dos enredos que inspiraram filmes icônicos vieram de momentos memoráveis, repletas de drama e superação, ingredientes que também movimentam o mercado de apostas esportivas, sempre atento aos altos e baixos dos protagonistas reais do esporte. Pratique o jogo seguro.
Abaixo, vamos conferir algumas das maiores histórias esportivas da vida real que foram adaptadas para filmes icônicos.
Invictus (2009)
Com direção de Clint Eastwood, Invictus é um dos filmes emocionantes que retrata uma história real. Ele se passa logo após o apartheid na África do Sul, contando como a Seleção de Rugby do país chegou ao título da Copa do Mundo.
Heleno: O Príncipe Maldito (2011)
O filme relata a história do brasileiro Heleno de Freitas, um ex-jogador de futebol que defendeu principalmente o Botafogo, além de Boca Juniors, Vasco da Gama, Junior Barranquilla, Santos e América-RJ.
Heleno era apontado como um garoto-problema na época, já que eram frequentes as suas saídas nas noites cariocas. Ele chegou a ser convocado pela Seleção Brasileira, mas perdeu as Copas do Mundo por pontos negativos no extracampo, situações abordadas no filme.
Raça (2016)
O filme Raça retrata os Jogos Olímpicos de 1936, em Munique. Na época, a Alemanha era nazista, mas viu um jovem atleta estadunidense negro, Jesse Owens, ganhar quatro medalhas de ouro.
O filme relata desde os treinamentos de Owens, sofrendo racismo em sua terra natal, até o momento de glória na Alemanha Nazista, com direito a conquistas na presença de Adolf Hitler, que estava no estádio.
Eu, Tonya (2017)
Eu, Tonya, conta a história de Tonya Harding, uma patinadora artística estadunidense que teve uma relação conturbada com a sua mãe. Portanto, mostra como foi o seu desenvolvimento no esporte, com a perspectiva dos entrevistados, como a própria Tonya e seu ex-marido, Harding.
Ford vs Ferrari (2019)
Esse filme retrata a década de 60 no mundo do automobilismo, com a disputa intensa entre duas equipes de peso, uma história obrigatória para os fãs. Porém, vai além das pistas, retratando como tudo aconteceu fora, com ataques pessoais, briga de egos e jogos comerciais.
As filmagens mostram as duas sedes e retrata uma batalha pelo poder, incluindo a disputa na tradicional corrida de 24 hora de Le Mans.
King Richard: Criando Campeãs (2021)
O filme conta a história do pai das irmãs Venus e Serena Williams, Richard Williams. Elas se tornaram lendas no tênis, multicampeãs, mas tiveram que passar por um processo rígido desde criança.
O filme mostra todo o esforço de Richard para proporcionar que as filhas pudessem desempenhar bem em quadra, e que esse era o seu plano, desenvolvendo um planejamento para que elas alcançassem o sucesso, um projeto montado no nascimento delas, contando com 78 páginas.