Mundo

Influencer mexicana e família são encontrados mortos em picape em Guadalajara

Mais um crime envolvendo uma influenciadora digital abalou o México nesta semana. Esmeralda Ferrer Garibay, de 32 anos, conhecida nas redes sociais como Esmeralda FG, foi encontrada morta a tiros dentro de uma picape ao lado do marido, Roberto Carlos Gil Licea, 36, e dos dois filhos do casal: Gael Santiago, 13, e Regina.

Os corpos foram localizados em Guadalajara, no estado de Jalisco, e identificados pela Procuradoria-Geral em 28 de agosto. A família havia se mudado recentemente para a região metropolitana da cidade. Segundo as autoridades, o marido atuava no ramo de venda de veículos e cultivo de tomate em Michoacán, atividades que podem ter servido de fachada para lavagem de dinheiro ligada ao narcotráfico.

Esmeralda começou no TikTok em 2020 com vídeos de dublagem, mas ganhou notoriedade ao exibir artigos de luxo e conteúdos polêmicos relacionados ao universo do crime organizado. Em algumas postagens, chegou a usar frases como “Vantagens de ter um namorado narcotraficante”, embaladas por narcocorridos, músicas que fazem alusão a cartéis, incluindo os irmãos Beltrán Leyva.

Apesar disso, autoridades afirmaram que as atividades online da influencer não são a principal linha de investigação. O foco está nos negócios do marido. O crime ocorreu em 22 de agosto, mas as identidades foram divulgadas dias depois para não comprometer o inquérito.

O caso ocorre três meses após a morte de outra influenciadora, Valeria Márquez, de 23 anos, assassinada a tiros durante uma transmissão ao vivo no TikTok, também na região metropolitana de Guadalajara. A jovem era dona de um salão de beleza em Zapopan, e as suspeitas recaem sobre um ex-namorado ligado ao narcotráfico. O crime ainda não foi esclarecido.

Botão Voltar ao topo