Ji-Paraná foi a única cidade do interior de RO escolhida pelo Ibope para realizar estudos e testes do COVID 19
Ji-Paraná foi a única cidade do interior do Estado de Rondônia selecionada para a participar da Pesquisa Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil. Estudo de Base Populacional pretende entrevistar e realizar testes em cerca de 100 mil pessoas em 133 municípios.
O projeto financiado pelo Ministério da Saúde será executado pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) e acontecerá em três etapas. A primeira etapa de 14 a 17 de maio, a segunda nos dias 28 a 29 de maio e a terceira nos dias 11 e 12 de junho, ou seja, os entrevistados irão a campo em 15 em 15 dias.
Os resultados do estudo servirão para fornecer dados mais precisos sobre a doença, traçar estratégias para o combate da pandemia e basear ações e programas de prevenção.
“É muito importante que a nossa cidade entre nesta pesquisa, pois já foram confirmados 46 casos em nosso município. Assim, teremos uma noção maior da circulação do vírus em Ji-Paraná e também para que possamos buscar melhorias na área da saúde para todos”, disse o Deputado Cabo, Jhony Paixão (Republicanos).
Os cidadãos selecionados para a amostra do inquérito populacional serão informados sobre o intuito da pesquisa, riscos e vantagens. No caso de algum teste resultar em positivo, a Secretaria Municipal de Saúde será informada para providências necessárias e os protocolos do MS serão aplicados.
Rondônia contabiliza hoje 1794 casos confirmados, sendo que desses, 709 foram curados, 126 pacientes internados, 61 pacientes internados com suspeita, 459 casos, aguardando resultados e 62 óbitos.
Além de Ji-Paraná, a Capital Porto Velho, também foi selecionada pelo Ibope para a realização da pesquisa.