Luís do Hospital defende união da saúde para avanços no PCCR
A declaração foi feita pelo deputado na reunião da Comissão de Saúde desta terça (1º)
Durante reunião realizada nesta terça-feira (1º), no Plenarinho 2 da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), o deputado estadual Luís do Hospital, presidente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social, defendeu a união entre os profissionais da saúde como fator essencial para o avanço das negociações salariais com o governo do Estado.
O encontro reuniu representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) e da Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RO), além de lideranças sindicais da área da saúde. A pauta central foi a discussão sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), que gerou impasse entre as categorias. Enquanto a classe médica defende a criação de um PCCR exclusivo, os demais profissionais da saúde se posicionam contra a proposta. Apesar das divergências, todos reivindicam o realinhamento salarial.
Para o deputado, a falta de consenso entre os servidores prejudica o avanço das negociações e compromete a melhoria dos serviços públicos. “Ninguém é bom sozinho. Essa discussão não leva ninguém a lugar nenhum. Todo mundo sai perdendo com essa desunião: quem trabalha na saúde e quem precisa dela, que é a população”, declarou.
A reunião foi articulada pelo parlamentar com o objetivo de obter uma resposta concreta do governo sobre a possibilidade de realinhamento salarial. Como encaminhamento, ficou definido que a Sesau apresentará, até o dia 6 de maio, um estudo de viabilidade sobre o reajuste. Com base nesse levantamento, a Mesa de Negociação Permanente (Memp) fará a análise do documento e emitirá, posteriormente, um parecer à Sesau. A Comissão de Saúde acompanhará todos os trâmites e ficará responsável por convocar uma nova reunião para apresentar respostas às demandas da categoria.
Também participaram da reunião representantes do Sindicato Médico de Rondônia (Simero), Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado (Sindsaúde-RO), Conselho Regional de Enfermagem (Coren) e Sindicato dos Profissionais de Enfermagem de Rondônia (Sinderon).