Lula diz que se Trump taxar produtos brasileiros, Brasil também irá taxar produtos dos EUA
Em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (30), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que, caso os Estados Unidos decidam taxar produtos brasileiros, o Brasil responderá de forma equivalente.
A declaração foi uma resposta direta à possibilidade levantada pelo presidente norte-americano, Donald Trump, de impor tarifas sobre itens exportados pelo Brasil. Tocador de vídeo 01:00 01:28 – É muito simples, se ele taxar os produtos brasileiros, haverá reciprocidade do Brasil em taxar os produtos que são exportados para os Estados Unidos. Simples – disse Lula. O chefe do Executivo brasileiro enfatizou a importância do respeito à soberania dos países e criticou a postura de Trump em relação a acordos internacionais e organizações globais.
Segundo Lula, o presidente dos EUA deve se concentrar em governar seu próprio país sem interferir nas políticas de outras nações. – Ele foi eleito para governar os Estados Unidos da América do Norte e os outros presidentes foram eleitos para governar os seus países. É isso, civilidade – destacou. Durante a coletiva, Lula também criticou decisões anteriores de Trump, como a retirada dos EUA do Acordo de Paris e da Organização Mundial da Saúde (OMS), atitudes que classificou como uma “regressão à civilização humana”.
Por fim, o presidente brasileiro afirmou que não pretende estabelecer contato direto com Trump no momento, mas reforçou a necessidade de respeito mútuo entre os dois países. – Eu quero respeitar os Estados Unidos e quero que o Trump respeite o Brasil. É só isso, se isso acontecer, está de bom tamanho – concluiu Lula.