Rondônia

NOVA VIDA: Cerca de 66 mil rondonienses deixaram o estado e migraram para outros lugares

A busca por empregos e melhores condições de vida tem feito com que Rondônia viva limitação no crescimento da população. De acordo com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado na quinta-feira (28/08), 66.076 mil pessoas deixaram o estado em busca de uma vida melhor em outros lugares. A migração pode ser ainda maior, considerando que os dados são referentes ao ano 2022 e depois disso o fluxo migratório continuou. Comparando com o censo anterior, o crescimento populacional geral do estado foi de apenas 5.723 pessoas, incluindo novos nascimentos e chegadas de novos moradores.

Esse vai e vem de pessoas resultou num saldo negativo populacional para Rondônia em quase 23 mil pessoas. Para chegar aos dados de saldo migratório negativo, foi considerado que Rondônia recebeu 43.317 imigrantes (pessoas que chegaram) com a equivalência de 66.076 emigrantes (pessoas que saíram), tendo um saldo negativo de 22.759 moradores gerando uma taxa líquida de migração de -1,44% no período.

 

Os destinos preferidos dos rondonienses 

O fenômeno de migração interna no país já é percebido desde o Censo anterior, quando Rondônia teve registro de perda populacional. Naquele tempo as saídas eram preferencialmente para estados mais pertos aqui mesmo na Amazônia. Teve também a onda de saídas para o exterior para países como EUA, Portugal e Espanha dentre outros.

Nos anos anteriores, a maioria dos rondonienses deixaram suas cidades e migraram para buscar vida nova no sul do Pará e do Amazonas onde terras baratas e cidades em crescimento ofereciam oportunidades financeiras. O destino preferido agora é o Sul do país, principalmente nos estados de Santa Catarina e Paraná, onde a oferta de empregos e os salários são bem mais atrativos. Outros estados que têm ampliado o setor industrial também vêm oferecendo oportunidades aos rondonienses, invertendo o fluxo migratório que aconteceu na década de 1980.

Os estados do Centro-Oeste são outros destinos para os rondonienses que buscam empregos, melhores salários e melhor padrão de vida. As novas cidades no Mato Grosso têm enchido os olhos dos rondonienses. Quem está bem por lá, serve de referência para quem não está bem aqui.

A falta de políticas públicas de incentivo à industrialização em Rondônia deixa o mercado de trabalho restrito ao comércio, serviços e funcionarismo público. Darlene Fonseca é uma das rondonienses que fez as malas e partiu em busca de uma vida melhor no Sul do país. “Eu queria ficar, mas a oferta de trabalho que recebi é bem melhor”, lamentou.

População atual de Rondônia

As estimativas divulgadas na quinta-feira (28/08) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que Rondônia estava com 1.751.950 habitantes em 1º de julho de 2025. O número representa um crescimento de apenas de 0,33% – confirmando uma desaceleração no ritmo populacional do estado.

Fonte: rondoniaovivo

Botão Voltar ao topo