Ji-Paraná, 29 de julho de 2025 – A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (29) a Operação Acesso Negado, com o objetivo de desarticular uma associação criminosa suspeita de fraudar contas digitais vinculadas à plataforma GOV.BR, que concentra diversos serviços públicos digitais do Governo Federal.
A operação ocorreu em Ji-Paraná (RO), onde foram cumpridos três mandados judiciais.
As investigações tiveram início em março deste ano, após uma tentativa de invasão à conta GOV.BR de um delegado da própria Polícia Federal. Com o avanço das diligências, os agentes identificaram indícios de que os criminosos teriam acessado indevidamente mais de 800 contas da plataforma.
Segundo a Polícia Federal, os investigados poderão responder pelos crimes de invasão de dispositivo informático qualificada e associação criminosa. Os suspeitos permanecem à disposição da Justiça.
A PF ressalta que fraudes cibernéticas contra sistemas oficiais representam uma ameaça à segurança dos dados pessoais dos cidadãos e reafirma o compromisso da instituição em combater crimes digitais em todo o país.