POLÍTICA: Deputada Cláudia de Jesus propõe redução de impostos para baixar preços de veículos populares em RO

Medida visa estimular o consumo, gerar empregos e impulsionar a economia do estado.

A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) está buscando a adoção de medidas para reduzir os preços dos veículos populares em Rondônia. Ela enviou um pedido ao Governador do Estado, juntamente com cópias à Casa Civil, Secretaria de Estado de Finanças (Sefin) e Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Sepog), com o objetivo de implementar a política de preços como a estabelecida pelo Governo Federal.

Para que esse desconto seja efetivamente repassado aos compradores no estado, é necessário que o governo estadual crie as condições adequadas, segundo explicação da deputada. A medida não apenas beneficiaria os consumidores, tornando os veículos populares mais acessíveis, mas também teria impactos positivos no setor automotivo local, contribuindo para o crescimento econômico de Rondônia.

“A implementação da política de redução dos valores dos veículos populares em Rondônia visa estimular o consumo, gerar mais empregos e impulsionar a economia do estado. Sob a política do governo federal, os veículos populares já obtiveram uma redução de mais de 10% em seus preços, o que significa um desconto médio de R$ 2.000 a R$ 8.000 para os consumidores”, declarou Cláudia de Jesus.

A proposta da deputada é que o Estado intervenha no corte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), a fim de tornar essa redução um fator relevante que se some à diminuição do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e das margens de lucro das montadoras e concessionárias. Nos últimos anos, os preços dos carros populares têm aumentado acima da inflação, o que tem impactado negativamente o consumo e levado as fábricas a demitirem trabalhadores, reduzindo a produção desses veículos.