Deputado Lazinho da Fetagro enaltece Projeto Educampo

banner tim pizza
banner pax nacional

Deputado Lazinho da Fetagro enaltece Projeto Educampo para todo o Estado
Queremos demonstrar nosso reconhecimento ao Projeto Educação no Campo – Educampo e mostrar a todo o Estado esse modelo de educação que respeita e valoriza as especificidades do campo, e de uma educação que exerce seu papel de transformação. Este propósito, para o deputado estadual Lazinho da Fetagro (PT), foi alcançado ao entregar Voto de Louvor, em Sessão Solene, nesta quinta-feira (26), aos gestores, professores e técnicos que desenvolvem o projeto no município de Ji-Paraná desde 2016.
O Projeto Educampo, com lema Semeando Um Futuro Melhor, é uma proposta de ensino para a área rural com metodologia própria à educação do campo, que oferta formação integral aos estudantes, capacitando-os para o reconhecimento dos próprios modos de vida, cultura, tradições, bem como às práticas ambientais e sustentáveis. É um projeto de educação que utiliza da pedagogia da alternância, que intercala um período de convivência na sala de aula com outro no campo/comunidade, e que promove no aluno a vontade de continuar no campo e de melhorar a qualidade de vida da sua comunidade. Os resultados positivos do projeto são marcados pela conquista do protagonismo dos alunos, da interação família e escola e pela diminuição da evasão escolar em áreas rurais e do êxodo rural. O projeto é desenvolvido em seis escolas até o momento.
Em nome do prefeito Marcito Pinto, a secretária municipal de Educação Edilaine Alves, afirmou ser um privilégio aquele momento, pois impulsiona o trabalho desenvolvido pela gestão municipal na educação, que já registra o melhor IDEB municipal e tem sido referência de ensino no campo. “O projeto Educampo permite a adequação à realidade. Nosso resultado positivo é porque todos “vestiram a camisa”. Nossos professores ousaram desafiar as problemáticas da educação no campo, repensar e reorganizar nossas práticas para ter uma educação de qualidade, atendendo as peculiaridades da educação campesina”, disse ao também agradecer o deputado pela oportunidade de difundir o projeto para todo o estado de Rondônia.
A coordenadora do Educampo, Janete Pereira, agradeceu a honraria e afirmou que “falar do Educampo é uma emoção e orgulho”. “Vemos o crescimento de cada educador, de cada aluno, cada pai. Vemos nos resultados a educação comprometida com o respeito e a qualidade. O Educampo é nosso. É da comunidade. É da nossa área rural. É nossa rede municipal”, falou emocionada.
Prestigiando o ato, o vice-presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras familiares de Rondônia – FETAGRO, Ernesto Ferreira, resgatou a participação da entidade na construção do projeto e reafirmou a admiração ao Educampo. “Parabéns pelo trabalho diferenciado e desenvolvido pelo Educampo”.

rotativo2