Jhony Paixão entrega prêmio aos vencedores do concurso estadual de pintura

banner tim pizza
banner pax nacional

Dando sequência ao projeto do concurso de pintura, com o tema Rondônia e suas belezas naturais, para estudantes do 6° ao 9° ano da rede estadual de ensino, o deputado estadual Jhony Paixão (Republicanos), fez na manhã desta sexta-feira (22), no Centro Político Administrativo (CPA), a entrega da premiação aos três primeiros colocados da última etapa do concurso.

O parlamentar liberou recursos, via emenda parlamentar, no valor de R$ 45 mil, para aquisição de material como telas, pincéis, tintas, cavaletes e produtos necessários para realização da prova final, além de investir na premiação dos finalistas, sendo o primeiro colocado o estudante de Pimenta Bueno, Sarah Mendonça Mesquita da Silva que ganhou uma viagem para o Rio de Janeiro, com direito a acompanhante, o segundo lugar ficou a aluna de Costa Marques, Ariely Zilem Ortega Nova que ganhou um Notebook e o terceiro lugar foi para a representante de Mirante da Serra, Damaris Senhorinho Souza que recebeu um tablet como prêmio.

Ao total 14 alunos, acompanhados de pais e responsáveis, estiveram durante dois dias conhecendo os principais pontos turísticos da Capital, e recebendo uma verdadeira aula de história de Rondônia, conhecendo detalhes sobre criação do Estado.

Este projeto foi idealizado pelo deputado Jhony Paixão, em parceria com o Governo do Estado, que uniu a Seduc e Setur para executarem o projeto, com o objetivo de valorizar o patrimônio público e geográfico de Rondônia, e expandir o potencial turístico por meio da visão dos estudantes de todas as regiões do Estado.

Ao discursar o parlamentar disse, bastante emocionado, que esse momento é a concretização de um sonho. Pois desde quando conheceu essa proposta executada pela China, sempre teve o desejo de aplicar em Rondônia. “ Agora é só alegria, e motivo de orgulho, pois foram 120 mil alunos participantes, o que fomentou todo o Estado, e precisamos incentivar e apoiar cada vez mais nossa arte, nossa cultura e instigar a habilidade de cada estudante”, frisou.

Jhony afirmou que esse é um projeto de estado e não de governo, e que a proposta deve fazer parte do calendário cultural e educacional de Rondônia. “Uma forma de permitir que alunos de todas as escolas públicas de Rondônia tenham essa experiência e levem para a vida tudo o que aprenderam durante esses dias de tour pela Capital”.

O secretário de Educação Suamy Lacerda, parabenizou o deputado Jhony pela iniciativa de promover um concurso tão inovador envolvendo a cultura e a educação. “As escolas públicas precisam voltar a ser um espaço de criatividade, do avanço no campo das ideias. Precisamos cada vez mais aguçar o interesse dos nossos estudantes pelas belezas naturais do nosso estado”, enalteceu.

Os municípios de Alta Floresta, Ariquemes, Buritis, Cacoal, Cerejeiras, Costa Marques, distrito de Extrema, Ji-Paraná, Pimenta Bueno, Porto Velho. Jaru, Machadinho Do Oeste, foram representados neste primeiro concurso.

A comissão julgadora foi formada pelo deputado Jhony Paixão, o Superintende da Setur, Gilvan José Pereira Junior, secretário de Educação, Suamy Lacerda, professora Mary Kathia Santana Ferreira, o artista plástico Mikéliton Alves, e a servidora da Seduc, Irani Oliveira Lima de Moraes.

A viagem ao campeão deve ocorrer em 2020.

Texto: Eláine Maia-Decom-ALE/RO

Fotos: Marcos Figueira-Decom-ALE/RO

rotativo2