No mês de novembro de 2024, uma retroescavadeira foi recuperada pela equipe da DERF(Delegacia especializada em extorsão, furto e roubo), da polícia civil de Ji-Paraná. A máquina foi furtada no município de Araras no interior de São Paulo no mês de Julho do último ano.
Sendo que após cinco meses do furto a retroescavadeira deu entrada em uma oficina, e o mecânico por acaso foi realizar uma consulta com a empresa responsável pela venda, devido não ter conhecimento em proceder o conserto. Ao enviar o número do chassi, foi identificado que o veículo era furtado.
O proprietário ao tomar ciência que sua retroescavadeira estava no município de Ji-Paraná, imediatamente veio ao município onde informou aos policiais civis. A equipe da DERF começou a investigar o caso para tentar localiza-lá. Em um trabalho minucioso, conseguiu um informação da equipe da DRACO de Cacoal o possível esconderijo,(galpão), no bairro Primavera.
A equipe sem medir esforços contactou a pessoa responsável pelo imóvel que informou ter adquirido de boa fé de uma outra pessoa.
Diante a situação a retroescavadeira foi apreendida e encaminhada para o pátio da Unisp para passar pela perícia. Sendo que após os transmites legais a mesma foi entregue ao seu legítimo proprietário, e levada para o estado de origem. O caso segue em investigação para apurar a culpabilidade de cada indivíduo envolvido na receptação do maquinário.