Prefeitura iniciará mobilização do Outubro Rosa em Ji-Paraná

banner tim pizza
banner pax nacional

 

A próxima semana em Ji-Paraná terá diversas ações para aumentar o acesso das mulheres a exames preventivos contra o câncer de mama, útero e infecções sexualmente transmissíveis. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), intensificará a realização de exames por conta da Campanha Outubro Rosa.

A partir da próxima segunda-feira (7) até sexta-feira (11), todas as Unidades Básicas de Saúde oferecerão exames sem agendamentos das 7h às 17h30.

 As mulheres poderão fazer os testes rápidos para identificação de infecções sexualmente transmissíveis como o HIV, Hepatite e Sífilis. O resultado fica pronto em no máximo 20 minutos. O exame papanicolau, que identifica o câncer do colo do útero, também poderá ser feito sem a necessidade de marcar horário.

No Centro de Saúde da Mulher Ceci Cunha serão feitos os exames físicos para identificação do câncer de mama, também sem agendamento.

O objetivo da campanha Outubro Rosa, segundo a coordenadora dos Programas Estratégicos da Semusa, Tatiana Mendes, é mobilizar as mulheres para o cuidado preventivo da saúde.

“Por conta disso, este ano adotaremos uma estratégia para aumentar o acesso das mulheres a estes serviços oferecidos. Na próxima quarta-feira (9), todas as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas das 7h30  até 21 horas. As mulheres que trabalham o dia todo podem reservar este dia para cuidar da saúde. Uma ação fundamental para que evitem doenças e mantenham a prevenção em dia”, destacou Tatiana Mendes.

Além disso, todas as unidades farão palestras educativas para chamar a atenção das mulheres para os cuidados da saúde.

“A campanha deste ano tem como tema Quem ama, se cuida. Então, que as mulheres possam demonstrar este amor por si, procurando uma das unidades de saúde a partir de segunda-feira. Levem os documentos pessoais e o cartão do SUS. A prevenção sempre será o melhor remédio”, finalizou a coordenadora Tatiana Mendes.

rotativo2