domingo, 7 agosto, 2022
  • FALE CONOSCO
Rondoniatual.com
  • Início
  • Polícia
  • Rondônia
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • Cenas da Cidade
  • Esporte
  • FALE CONOSCO
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Polícia
  • Rondônia
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • Cenas da Cidade
  • Esporte
  • FALE CONOSCO
Sem resultado
Ver todos os resultados
Rondoniatual.com
Sem resultado
Ver todos os resultados

TSE nega pedido de adiamento das eleições municipais de 2020

em Política
A A
CompartilharCompartilhar

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou um pedido do senador Major Olimpio (PSL-SP) para adiar as eleições municipais deste ano em razão da pandemia do novo coronavírus no Brasil.

Segundo a presidente da Corte, ministra Rosa Weber, o prazo é estabelecido por lei e qualquer alteração feita judicialmente extrapola os limites de atuação da Justiça Eleitoral. O Tribunal entende, portanto, ser possível ainda a realização do pleito no prazo estabelecido.

O calendário eleitoral está sendo cumprido, apesar da crise sem precedentes no sistema de saúde do país causada pela pandemia do coronavírus. No dia 4 de abril, data que marca seis meses antes do pleito, foi concluído o período para que novas legendas, que participarão das eleições, registrassem seus estatutos no TSE. Nesta data, se encerrou também o prazo de filiação de candidatos, que devem ter o domicílio eleitoral na circunscrição em que desejam disputar o pleito em outubro.

“Lamentável essa decisão, uma vez que não sabemos quando esse momento crítico da Pandemia irá passar”, disse o senador Major Olimpio.

Leia aqui a íntegra da resposta.

TSE não pode alterar calendário eleitoral

O TSE tem se manifestado sobre a questão desde o mês passado, afirmando que a Justiça Eleitoral não tem o poder de alterar o calendário eleitoral.

“Esses prazos não estão à disposição do TSE, eles constam da legislação federal”, disse o ministro Luís Roberto Barroso, que assume o comando do TSE em 19 de maio e deve estar à frente da Justiça Eleitoral durante a realização do pleito nos municípios.

No último dia 6 de abril, foi criado um grupo de trabalho para projetar impactos da pandemia do novo coronavírus na realização das eleições de 2020.

Para que as eleições sejam adiadas, é necessária uma emenda na Constituição. Uma proposta com esse teor foi apresentada pelo senador José Maranhão (MDB-PB). Porém, alterações no calendário eleitoral devem respeitar o princípio de anualidade, segundo o qual mudanças na legislação eleitoral somente entrem em vigor se aprovadas até um ano antes do pleito. A regra visa dar segurança jurídica e impedir alterações casuísticas nas regras legais.

Congresso em foco

CATEGORIAS

  • ACIDENTE
  • Acidente sinistro
  • Bizarros
  • Brasil
  • Brasil Polícia
  • Cenas da Cidade
  • Cidade
  • Cidades
  • Colunas
  • Concursos
  • Covid-19
  • Crime vídeo
  • Destaques
  • Economia
  • Educação
  • Empresa em Destaque
  • Enquete
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Famosos
  • FESTAS
  • Folhetim
  • Gatasdasemana
  • Geral
  • Horóscopo
  • Insanidade
  • Justiça
  • Lazer
  • Mundo
  • Mundo Política
  • Nacional
  • Natal
  • Polícia
  • Política
  • Rondônia
  • Rondônia Polícia
  • Saúde
  • Vídeos

INSTITUCIONAL

  • › Política de Privacidade
  • › Anuncie

CONTATOS

E-mail: [email protected]

  • FALE CONOSCO

www.RondoniAtual.com

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Polícia
  • Rondônia
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • Cenas da Cidade
  • Esporte
  • FALE CONOSCO

www.RondoniAtual.com

error: Conteúdo protegido!