Vídeo: jiparanaense assiste a uma cena de prisão para deportação nos EUA e já cogita voltar para Rondônia
ASSISTA VÍDEO: ex-morador de Rondônia cogita voltar, após serviço de imigração “apertar cerco” contra estrangeiros nos EUA – Folha do Sul Online
“A maré aqui já não está para peixe”, desabafa o jiparanaense
Vídeo gravado ontem na cidade de Framingham, no Estado americano de Massachusetts, onde vivem muitos rondonienses, mostram um brasileiro sendo preso pelo serviço de imigração. As ações do órgão contra imigrantes (ilegais ou ainda com recursos nos tribunais) estão cada vez mais frequentes.
O material foi enviado ao site por um leitor, que participa de um grupo no WhatsApp, criado manter os membros da comunidade rondoniense no país (e os parentes no Brasil) bem informados. Quase todos os dias são publicados vídeos sobre estrangeiros (incluindo brasileiros) presos para serem deportados.
Um dos que comentaram sobre a gravação mostrada na abordagem é um morador de Ji-Paraná, que migrou para os EUA cerca de 4 anos atrás. Ele comentou que, embora goste de morar na “América”, está pensando em voltar para Rondônia.
Mesmo com processo judicial em andamento para se legalizar, o rondoniense conta que outras pessoas nestas mesmas condições estão sendo presas nas ruas pelo ICE, entidade governamental responsável pelas capturas. “A maré aqui já não está para peixe”, desabafa.
De acordo com o jiparanaense, para ganharem a liberdade após as prisões, os migrantes são obrigados a pagar fianças com valores entre 7 e 8 mil dólares (CLIQUE ABAIXO e assista o vídeo).
Fonte: folhadosulonline