Urgente
📍 Ji-Paraná - RO 27°C

🔴 Três brasileiros são presos na Argentina suspeitos de ligação com o Comando Vermelho

Compartilhar no Facebook Compartilhar no WhatsApp

 

Três brasileiros foram presos na província de Misiones, na Argentina, nesta sexta-feira (31), suspeitos de integrar o Comando Vermelho (CV).
Eles teriam atravessado o rio Uruguai em uma canoa por uma passagem clandestina próxima à cidade de Alba Posse, na fronteira com Porto Mauá (RS).

A prisão foi realizada por equipes da Brigada de Inteligência Criminal de Fronteira, durante patrulhamento em uma área de mata. A movimentação incomum de três homens na região chamou atenção dos agentes, já que a localidade argentina tem pouco mais de 6 mil habitantes, enquanto o município brasileiro vizinho possui cerca de 2,3 mil.

Os suspeitos foram detidos e levados à delegacia, após admitirem que entraram ilegalmente no país. Eles foram identificados como Ednei Carlos dos Santos, 25 anos, Luís Eduardo Teixeira de Souza, 23, e Jackson Santos de Jesus, 35, todos de Rio das Ostras (RJ).
Dois deles possuem antecedentes por tráfico de drogas, e o terceiro já foi processado por agressão.

As autoridades argentinas estão em contato com as polícias dos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, para confirmar a identidade e a possível ligação do trio com o Comando Vermelho.


Operação no Rio e alerta nas fronteiras

As prisões ocorreram dias após a megaoperação policial no Rio de Janeiro, que resultou em 121 mortos e 113 presos nos complexos do Alemão e da Penha.
Diante da possibilidade de fuga de membros da facção, o governo argentino havia reforçado a segurança nas fronteiras, especialmente em áreas rurais de difícil acesso.

Na província de Misiones, o controle foi ampliado com patrulhas fluviais, drones e aumento do efetivo em pontos considerados críticos, como Alba Posse, El Soberbio e San Javier, conhecidos por rotas de contrabando e tráfico.

As passagens turísticas oficiais, como Foz do Iguaçu (Brasil) / Puerto Iguazú (Argentina) e Dionísio Cerqueira (Brasil) / Bernardo de Irigoyen (Argentina), continuam operando normalmente.


Exército reforçará vigilância na fronteira

O Ministério da Defesa da Argentina determinou o envio de tropas do Exército para reforçar o patrulhamento na fronteira com o Brasil.
O contingente contará com veículos blindados, helicópteros, caminhões militares e unidades especializadas em comunicações, inteligência e ciberdefesa.
O objetivo é impedir novas entradas ilegais e ampliar o controle sobre rotas usadas por facções criminosas entre os dois países.

erro: Atenção! Se fizer a cópia da matéria é obrigatório inserir a Fonte: Rondônia atual - Jean Lemos